Estudante de Pernambuco embarca rumo à Rússia para estudar medicina

Publicado por: Editor Feed News
21/01/2014 14:42:13
Exibições: 3,881


José Edson Matos da Costa viaja dia 8 de fevereiro para a cidade de Kursk

São Paulo, janeiro de 2014 – Medicina sempre foi o sonho do estudante José Edson da Costa. Com tamanha dificuldade para ser aprovado no Brasil, o jovem encontrou o site da Aliança Russa na internet e teve uma grande ideia: cursar medicina fora do país.
O aluno, de Cabo de Santo Agostinho (PE), 18 anos, viaja no dia 8 de fevereiro para Kursk com mais 25 estudantes de todo o Brasil. Antes de iniciarem a graduação, os alunos farão a Faculdade Preparatória de Medicina em Kursk e terão aulas de Ciências Biológicas em inglês para adaptarem-se à metodologia russa e praticarem o idioma oficial das aulas.
José Edson diz estar muito ansioso para dar os primeiros passos em direção ao seu sonho. “Eu avalio o ensino da Kursk State Medical University de maneira excelente. Além disso, ela é uma universidade reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e pela Cruz Vermelha, o que dá mais credibilidade a seus estudantes”, afirma.
A relação custo-qualidade de ensino na Rússia é incomparável com a maioria das cidades do mundo, já que o estudante terá acesso a um dos melhores sistemas educacionais, com turmas de, no máximo, 12 alunos.
Atualmente, os 11 brasileiros formados no país participam do Mais Médicos, programa lançado em 2013 com o objetivo de suprir a carência de profissionais nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. Além disso, dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa. Com isso, a Rússia consegue mostrar a eficácia do ensino concedido no país.
A Aliança Russa cobra um valor simbólico por aluno. Em média, cada estudante paga aproximadamente R$ 7.000 por semestre, valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil, devido ao subsídio dado pelo governo russo aos estrangeiros. A duração dos cursos é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Estudo reconhecido

A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, na obtenção da documentação necessária para permanência legal no país, inscrição na universidade e assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao destino.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar