Cuidado com as doenças respiratórias de verão

Publicado por: Editor Feed News
06/01/2014 21:54:37
Exibições: 2,530
Imagem: Cortesia Corbis
Imagem: Cortesia Corbis

 Com a umidade relativa do ar mais elevada, o verão é o período em que os registros de doenças respiratórias diminuem, certo? Depende. Em cidades como São Paulo, na quais as mudanças bruscas de temperatura ocorrem com muita freqüência, permanece grande a incidência de doenças como resfriado, gripe, faringite e até pneumonia, advertem especialistas da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT)

 

No verão, os portadores de doenças crônicas devem ter cuidado especial. As crises de asma, por exemplo, com a diminuição das infecções virais, são provocadas por outros fatores, como as variações de temperatura, odores fortes, mofo, animais, etc.

 

Também há fatores que desencadeiam quadros mais agudos de doenças, como asma e rinite alérgica, tipo o ar condicionado. Então, é fundamental fazer um tratamento preventivo.

 

O ar-condicionado, aliás, preocupa porque passa a ser utilizado continuamente devido ao aumento das temperaturas. Ele deixa as vias aéreas mais vulneráveis, pois resseca o muco protetor. Além disso, se o aparelho não for higienizado adequadamente, favorece a proliferação de ácaros, fungos, mofo e bactérias que se acumulam nos ductos do aparelho e se proliferam no ar. Eles podem invadir as vias aéreas criando lesões inflamatórias/infecciosas, como as pneumonias ou alergias.

 

Segundo a SPPT, um adulto gripado que trabalha num escritório fechado, com ar-condicionado, pode disseminar o vírus para aproximadamente 70% das pessoas do mesmo ambiente

.


PREVENÇÃO E PARTICULARIDADES DA CRIANÇA

 

Crianças tendem a adquirir mais infecções virais do que um adulto, já que sua imunização contra os diversos vírus é baixa. Há mais de cem tipos do Rinovírus, principal causador do resfriado. Então, considerando que as crianças, pelo seu tempo menor de vida, tiveram contato com poucos a chance de adquirir um resfriado é muito maior.

 

Além da vacinação, as crianças devem ter acompanhamento das condições básicas de desenvolvimento psico-motor e pondero-estatural. Para aquelas que têm doenças crônicas, é necessário um tratamento preventivo diário e contínuo, independente da época do ano.

 

Já para os que apresentam quadros alérgicos ou crises de asma no verão são importantes algumas medidas simples, como limpar a casa sem levantar poeira, ficar longe de perfumes fortes e de animais, entre outras.

 


DICAS SAUDÁVEIS PARA O ANO TODO

Confira algumas dicas para conviver bem com ou sem o ar-condicionado:

- Evite locais fechados. Grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, facilita a contaminação

- Caso não seja possível, não permaneça muito tempo nestes ambientes insalubres

- Trate a alergia tão logo as crises começarem a surgir

- Pratique exercícios físicos regularmente, ajudam a melhorar a respiração e a saúde

- Mantenha-se hidratado

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados