Feira de Caruaru e Toritama perdem espaço

Publicado por: Editor Feed News
28/03/2014 22:55:23
Exibições: 4,049
Divulgação/Redes Sociais
Divulgação/Redes Sociais

CARUARU (29/03) - Em recente pesquisa realizada com usuários do programa Show das Feiras, realizada pela TVSHOPSHOW.com (com quase dois milhões de visualizações nas redes), revelaram um dado que certamente não deve surpreender ninguém.

 

Em Caruaru e Toritama, no Agreste de Pernambuco, por exemplo, muitos feirantes acham que as feiras dessas cidades perderam espaço para o gigante Moda Center, e como se isso não bastasse, o atual prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, está investindo com força total, com obras avançadas e com ajuda do governo do Estado no Calçadão Miguel Arraes de Alencar ou Poeirão como é conhecido.

 

O Calçadão vem com mais de 3500 novos boxes e com toda a infraestrutura de um Outlet. Não há dúvidas que vai dividir o bolo com o vizinho Moda Center Santa Cruz.

 

Em Toritama, a feira local é um desrespeito aos confeccionistas que ali expõem seus produtos sem o mínimo de suporte ou apoio, pior para os turistas de moda que ali deixam, semanalmente, uma verdadeira fortuna.

 

O local é um caos, não oferece o mínimo de conforto ou segurança. Ônibus que chegam lotados de pequenos comerciantes que se deslocam de lugares distantes experimentam a cada semana uma verdadeira penitência ao desembarcar na cidade. Barracas caindo aos pedaços, com graves riscos para feirantes e compradores, trânsito caótico e desordenado. Caruaru, além dos assaltos, trilha o mesmo caminho ou pior por ocupar, geograficamente, o triplo de tamanho.

 

As brigas políticas locais e o desinteresse pelas feiras, Toritama e Caruaru, encarregaram-se de desmantelar suas galinhas de ovos de ouro. Em Caruaru, muito pior por se tratar de uma das maiores e mais antigas feiras ao ar livre do Nordeste, abandonada a sua própria sorte. Um novo discurso prega que a feira vai mudar de local, claro, não passa de discurso. Caruaru adormeceu no tempo, subestimando a vizinha Santa Cruz do Capibaribe que foi comendo o pirão pelas beiradas tornando-se hoje o principal e imbatível centro de moda do nordeste, gerando renda e emprego, longe de ser alcançada, pois não para de crescer.

 

Enquanto isso, os negócios de moda em Caruaru também tem se revelado um fiasco. Para se ter uma ideia, num exemplo recente, um cidadão que em 2005 investiu quase 100 mil em uma loja no Polo Caruaru, teve que vender por menos de oito mil por não suportar um condomínio escorchante sem a devida contrapartida de resultados. Nem mosca aparece por lá. Outras lojas e Boxes, no mesmo local, já foram fechadas ou derrubadas.

 

Gestões amadoras com campanhas publicitárias medíocres só tem contribuído para afundar cada vez mais um local com uma infraestrutura que tinha tudo para dar certo, mas não deu. Já em Santa Cruz, os comerciantes comemoram a boa organização dos gestores e o sucesso de boas campanhas publicitárias, algumas de nível nacional. O resultado é que a casa está sempre cheia e em constante crescimento com boas vendas. Os poucos espaços, boxes ou lojas, são disputados a peso de ouro.

 

As cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe não realizam mais feiras aos domingos. A alteração entrou em vigor no início do ano (2014) e têm alterado a rotina de muita gente dividindo opiniões.

 

Por Mike Nelson

Conteudista da The Mobile Television Network

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar