Livros grátis na Unesp é só baixar e ler

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2014 09:30:12
Exibições: 1,587

Livros da Editora Unesp atingem quase 5 milhões de downloads
Dados são do Portal SciELO Livros desde março de 2012
[26/03/2014]


Livros da Editora Unesp atingiram, entre março de 2012 e fevereiro de 2014, 4,9 milhões de downloads especificamente no Portal SciELO Livros, iniciativa vinculada a SciELO (Scientific Electronic Library Online), modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet.

O Portal SciELO Livros conta em seu acervo, com aproximadamente 94 títulos da Editora Unesp, a maioria oriunda da coleção Propg/FEU Digital, parceria entre a Editora Unesp e a Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade. Entre os downloads, mais de 90% foram em fomato PDF, havendo ainda internautas que preferiram o HTML e o EPUB.

 

A Coleção Propg/FEU Digital, que conta agora com 192 títulos, iniciada em 2010, publica livros em primeira edição apenas nos formatos digitais, com a possibilidade de download gratuito. O objetivo é democratizar a produção acadêmica. Todos os títulos são assinados por docentes da universidade e abordam temas da área de Ciências Humanas.

 

A Coleção funciona como laboratório de iniciativas na área do livro digital e está publicada sob o selo Cultura Acadêmica, o segundo selo da Fundação Editora da Unesp.

 

Entre os títulos com maior número de downloads, estão Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, de Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade; Cadê o brincar? da educação infantil para o ensino fundamental, de Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros; Palmas. A última capital projetada no século XX: Uma cidade em busca do tempo, de Valéria Cristina Pereira Silva; Design e ergonomia: aspectos tecnológicos, de Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli; e Circos e palhaços brasileiros, de Mario Fernando Bolognesi.

 

O Portal foi desenvolvido e financiado por um consórcio que, desde sua origem, inclui as editoras universitárias da Unesp, da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz. O objetivo é ampliar a visibilidade, o acesso, o uso e o impacto de pesquisas, ensaios e estudos que integram o Programa SciELO da Fapesp.

 

Seleção dos livros


Para integrar o projeto SciELO, as obras são selecionadas conforme controle de qualidade aplicado por um comitê científico e formatadas segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações.

 

As publicações podem ser lidas por meio de plataformas de ebooks, tablets, smartphones ou na tela de qualquer computador, acessadas diretamente do Portal SciELO Livros. As obras podem ser encontradas por meio de buscadores na web e serão publicadas também em portais internacionais.

 

O SciELO Livros integra o Programa SciELO, criado em 1997 e que, inicialmente, publicava somente periódicos científicos. Sua construção foi uma parceria entre a Fapesp e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). A SciELO Brasil é, segundo o Ranking Webometrics, a líder mundial entre portais de informação científica de acesso aberto e gratuito. Seu modelo é empregado hoje por diversos países.

 

Conheça o Portal SciELO Livros: http://books.scielo.org 

 

Assessoria de Comunicação e Livros

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados