O que é a visão em túnel?

Publicado por: Editor Feed News
19/11/2013 12:29:09
Exibições: 2,828
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay


SAÚDE:

Casos moderados e graves de perda de visão periférica criam a sensação de ver através de um tubo estreito, uma condição comumente referida como visão em túnel


Um problema na visão periférica significa que você não tem um campo de visão normal, mesmo que sua visão central ainda possa ser boa. “Casos moderados e graves de perda de visão periférica criam a sensação de ver através de um tubo estreito, uma condição comumente referida como visão em túnel. Os sintomas de perda de visão periférica também pode incluir dificuldade de enxergar com pouca luz e diminuição da capacidade de se orientar, enquanto você está andando”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

O que causa a perda da visão periférica?

Uma causa comum de perda da visão periférica, também chamada de defeito de campo periférico, é uma lesão do nervo óptico provocada pelo glaucoma. “O portador de glaucoma apresenta um bloqueio do fluxo de sangue normal para as estruturas internas do olho, incluindo o nervo óptico, o que pode levar à perda da visão periférica”, explica a oftalmologista Márcia Lucia Marques (CRM-SP 110.583), que também integra o corpo clínico do IMO.

Um acidente vascular cerebral ou lesão também podem danificar partes do cérebro, onde as imagens são processadas, conduzindo a pontos cegos no campo visual.

Segundo a médica, as causas básicas de perda de visão periférica incluem:

* Glaucoma;
* Retinite pigmentosa;
* Derrames intraoculares;
* Descolamentos de retina;
* Dano cerebral por acidente vascular cerebral;
* Dano neurológico, como neurite óptica;
* Cabeça do nervo óptico comprimido (papiledema);
* Concussões (lesões na cabeça).

“Se o paciente tiver uma queda súbita na visão periférica deve consultar o oftalmologista imediatamente, pois a perda repentina de visão pode indicar um descolamento de retina, inflamações do nervo óptico ou problemas neurológicos que são emergências médicas e devem ser diagnosticadas e tratadas o mais cedo possível para evitar a perda da visão permanente”, observa a oftalmologista.

Tratando a perda da visão periférica

Não há opções simples de correção da perda permanente da visão periférica. Um sistema de prisma pode ser adicionado aos óculos de grau para expandir seu campo de visão, em alguns casos de perda de visão periférica.

“Já se o paciente tem glaucoma, o melhor é prevenir o aparecimento da visão em túnel. Se colírios são prescritos, o paciente deve usá-los da maneira recomendada, regularmente, para controlar a pressão alta do olho, visando evitar o risco de danos permanentes do nervo óptico e o desenvolvimento de pontos cegos em seu campo visual. Se não for tratado, o glaucoma pode levar à perda permanente da visão periférica”, explica Márcia Lucia Marques.

Terapias para a visão também podem auxiliar os pacientes que apresentam pontos cegos na visão em função de danos cerebrais. Pesquisadores do Eye Institute descobriram recentemente que técnicas de terapia da visão específicas podem ajudar os pacientes a recuperarem pelo menos parte da perda do campo visual associado aos danos no córtex visual do cérebro.

“Já se o paciente tem perda permanente da visão periférica, ele deve contar com o auxílio de um especialista em baixa visão, que pode aconselhá-lo sobre o uso de óculos especiais ou de dispositivos ópticos que possam ajudá-lo com problemas de mobilidade causados pela visão em túnel”, recomenda a médica.

Márcia Lucia Marques destaca também que a visão periférica reduzida pode afetar a capacidade do paciente de dirigir com segurança. “Um especialista em visão subnormal poderá avaliar a extensão da perda de visão periférica do paciente, bem como se certificar de que a visão restante atende aos requisitos legais para ser portador de uma carteira de motorista válida”, alerta a médica.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados