Pernambuco recebe investimentos para monitorar rios

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2014 08:45:06
Exibições: 979

RECIFE (26/03) - Está prevista para até o próximo mês de junho, a entrega, para Pernambuco, de equipamentos para avaliar a qualidade dos rios do Estado. Esta ação faz parte do trabalho da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA) e foi anunciada pela Agência Nacional de Águas (ANA) na última quinta-feira (20), em Brasília.

 

No evento para assinatura da Carta de Compromisso, representaram Pernambuco: o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Dr. Waldecy Farias e o diretor - presidente da Agência Estadual de Águas e Clima - APAC, Dr. Marcelo Asfora.

 

O objetivo da ANA é identificar áreas críticas de poluição e apoiar ações de planejamento, outorga licenciamento e fiscalização dos recursos hídricos do País. Outros 14 estados, além do Distrito Federal, devem receber também estes equipamentos. "Escolhemos investir em estados que já fazem monitoramento, como é o caso de Pernambuco", explica Ana Paula Generino, especialista em recursos hídricos da Agência, informando que em 50% do território nacional falta informação básica sobre a qualidade da água dos mananciais. A CPRH tem 103 estações de monitoramento em 15 rios e no Canal de Santa Cruz, entre os municípios de Itapissuma e Itamaracá.

 

O investimento da ANA será de R$ 9,5 milhões para a compra de equipamentos, a exemplo de medidores acústicos de vazão, sondas multiparamétricas, caminhonetes 4x4 com baú adaptado e barcos com motor de popa.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar