Cheques devolvidos diminuem em fevereiro, segundo indicador da Boa Vista Serviços

Publicado por: Editor Feed News
19/03/2014 16:59:58
Exibições: 1,188

O percentual de cheques devolvidos atingiu 1,95% ante 2,07% registrado em janeiro

 

18 de março de 2014 – Em fevereiro, o número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,95%, ante 2,07% registrado em janeiro, apresentando queda depois de alta acentuada. O resultado, apurado pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), é maior do que o observado em fevereiro de 2013, quando o percentual foi de 1,87%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

 

No primeiro bimestre deste ano, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atingiu 2,01%, apresentando alta em comparação ao percentual registrado em 2013 (1,93%).

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços mostram que no acumulado em 2014 contra o mesmo período do ano anterior, os cheques devolvidos (segunda devolução) recuaram 4,3% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observamos que a devolução foi 6,0% menor para as pessoas físicas e 0,4% maior para as pessoas jurídicas.

 

O número de cheques devolvidos recuou 11,2% na comparação mensal, assim como os cheques movimentados também apresentaram queda (5,8%), o que contribuiu para a redução do índice. A Tabela 1 resume os dados.


 Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. 

 

 

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar