Semana Mundial de Consciência sobre o Sal

Publicado por: Editor Feed News
13/03/2014 14:53:02
Exibições: 1,597
Cortesia Corbis
Cortesia Corbis

Macarrão instantâneo é grande vilão, por isso, a PROTESTE desaconselha o consumo



Na Semana Mundial de Consciência sobre o Sal, celebrada de 10 a 16 de março, a PROTESTE Associação de Consumidores, que sempre se preocupou em apurar os níveis de sódio presentes nos alimentos, alerta para o excesso deste mineral detectado em teste de macarrão instantâneo e desaconselha o consumo.

 

O consumo excessivo de sódio causa sérios riscos à saúde, por isso, a campanha mundial alerta que a maior parte do sal que consumimos já está presente nos alimentos que compramos. Um adulto deve consumir, no máximo, 2 g de sódio, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O sódio está presente no sal e é um dos principais responsáveis por problemas renais, hipertensão e doenças cardiovasculares, que matam, em média, 315 mil pessoas todos os anos no país.

 

Os acordos assinados desde 2011 entre governo e fabricantes preveem uma redução na quantidade do mineral muito tímida. Assim, não se espera, em médio prazo, um resultado impactante na saúde pública. As metas acertadas entre governo e indústria estão acima da média do que já é praticado pelo mercado e não trazem resultados representativos para a saúde do consumidor.

 

Em abril de 2011, o acordo com a indústria foi para a redução do sódio em 16 categorias de alimentos, incluindo macarrões instantâneos, pães de forma e bisnaguinhas. Mas o macarrão instantâneo ainda é um dos alimentos que apresentam elevados teores de sódio. No último teste feito com dez marcas do produto, os resultados foram alarmantes. Por isso, a PROTESTE encaminhou os resultados das análises à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Saúde, para que avaliem a conduta dos fabricantes.

 

No caso das massas instantâneas, a quantidade de sódio fixada no acordo foi limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama). O problema é que foi pactuada a redução em cima do teto, e não a partir do teor médio de sódio presente nos produtos atualmente. Ou seja, boa parte das empresas já segue as metas propostas e esses teores ainda são considerados altos.

 

As análises foram de amostras prontas para o consumo de macarrão instantâneo sabor galinha, preparadas conforme as instruções do rótulo. Os produtos apresentaram, em média, 1,6 g do mineral. Em uma única refeição, se consome quase a quantidade recomendada para um dia inteiro. Na análise, a marca Bom Preço, por exemplo, atingiu o limite de 2 g.

 

Os brasileiros cometem excessos à mesa, abusando do sal, mas os fabricantes também têm sua parcela de culpa ao continuar produzindo alguns alimentos com altos teores de sódio.

 

Na lista dos alimentos que englobam o acordo mais recente, estão requeijão cremoso, sopa instantânea, sopa pronta para consumo e cozimento, queijo mozarela, empanados, hambúrguer, presunto embutido, linguiça frescal, linguiça cozida à temperatura ambiente e mantida sob refrigeração, salsicha e mortadela mantida sob temperatura ambiente e refrigeração.

 

Na análise de 154 alimentos industrializados para mostrar os teores de sódio que apresentam, os resultados de 2011 surpreenderam. Os produtos foram divididos em 26 categorias de alimentos, como azeitona, pão de forma, ketchup, manteiga, salsicha e milho em conserva.

 

Descubra quanto sódio você consome

Testamos 154 alimentos industrializados para mostrar os teores de sódio que apresentam. Os resultados podem surpreender.

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar