Furtaram Backbone da GVT em Caruaru e cidade fica desconectada

Publicado por: Editor Feed News
20/02/2014 15:47:24
Exibições: 1,646

CARUARU - Backbone da empresa de telefonia GVT foi furtada por volta das 15hs de hoje (20/02) deixando toda a cidade de Caruaru sem conexão de internet e voz. O fato se repete pela segunda vez suspeitando-se de sabotagem. A GVT é lider em conexão de alta velocidade e recentemente Caruaru foi contemplada com o serviço que vem agradando a população e o comercio local. Acredita-se que os serviços voltem a funcionar dentro de algumas horas.

 

O que é Backbone:


Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

 

Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

Explicando melhor

Quando você envia um email ou uma mensagem pelo MSN, as informações saem do seu computador, passando pela rede local para depois “desaguar” no backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto.

 

Para entender melhor o conceito, pense no backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.

 

Backbonde, uma estrada de dados

 

No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Italia, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

Bloqueio nacional

 

Bloqueio nacional você já deve ter ouvido falar de alguns países que bloqueiam o acesso a certos sites, como o YouTube na China por exemplo. Como os sites, no submundo dos bits, nada mais são do que números de identificação, uma vez que esses códigos identificadores sejam bloqueados de modo que o backbone não possa enviar seu conteúdo, o país inteiro fica sem autorização para acessar as páginas.

 

Embora não pareça complicado, bloquear um site para que um país inteiro não tenha acesso ao seu conteúdo não é uma tarefa muito trivial. No entanto, uma vez feito, é praticamente impossível burlar a segurança.

 

Referencia: tecmundo

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados