Guia prático e fácil sobre a culinária japonesa

Publicado por: Editor Feed News
15/02/2014 08:42:27
Exibições: 2,089

A comida japonesa está tomando conta do paladar dos brasileiros, mas mesmo quem aprecia muito esta culinária encontra ainda dificuldades na hora de fazer o pedido. Pensando nisso, o Kaza Sushi preparou um guia prático para explicar os nomes e ingredientes de alguns dos pratos que estão mais em evidência nos cardápios dos restaurantes especializados.

 

Os pratos de entrada, por exemplo, podem variar entre Gyoza, Harumaki, Shimeji, Tempurá e Robata. Todos estes têm uma preparação quente, passando pelo vapor, pela fritura ou até pela grelha.

 

Gyoza: uma espécie de pastelzinho em formato oblato, semelhante a uma abóbora. Pode ser recheado com carnes ou vegetais e consumido frito ou a vapor.


Harumaki ou Rolinho Primavera: rolinho feito com uma fina massa de farinha de trigo, que possui recheio de vegetais ou queijo. O prato é servido frito e acompanhado com molho agridoce.
Shimeji: um tipo de cogumelo refogado na manteiga, a base de shoyu e outras iguarias como cebolinha verde.
Tempurá: entrada empanada feita com mais de seis tipos de legumes a base de massa temperada com produtos importados. O ponto certo da iguaria é estar crocante depois da fritura.
Robata: espetinho japonês feito com carne bovina, frango e legumes. O prato é grelhado na chapa e servido em molho especial.



Os pratos principais de uma refeição japonesa têm como base a variedade de peixes crus, elaborados com arroz especial e algas. Entre as opções mais tradicionais estão o Sashimi (fatias de peixe cru), o Temaki e o Sushi. Este último é composto por uma variedade de opções que inclui Niguiri, Uramaki, Hossomaki e Hot Holl.
Niguiri: é um bolinho de arroz em formato retangular onde se sobrepõe uma fatia de peixe, moldado à mão para que a fatia do peixe tome o formato do arroz. Pode conter uma pitada de wasabi (raiz forte, que lembra o gosto da pimenta) entre o peixe e o arroz.


Uramaki: um bolinho ao avesso, em que o arroz fica para o lado de fora e a alga para o lado de dentro. Os recheios podem variar entre salmão, salmão grelhado e Califórnia (recheio com a combinação de manga, pepino e kani).


Hossomaki: enrolado fino em que a alga fica para o lado de fora e o arroz do lado de dentro. As opções de recheio são salmão, kani e atum.


Hot Holl: enrolado de salmão com cream cheese, é empanado em farinha especial e levemente frito, acompanhado de molho tarê, com sabor levemente adocicado.


O Temaki, segundo os especialistas, é um dos pratos orientais que melhor caiu no gosto do brasileiro. Em formato de cone, ele é uma alga recheada com arroz e diversos outros ingredientes. Na opção mais tradicional, vem com salmão acompanhado com cebolinha verde e cream cheese.

SOBRE O KAZA SUSHI

O Kaza Sushi é uma empresa especializada em servir comida japonesa de alto padrão na casa ou empresa do cliente em diferentes tipos de eventos. A empresa valoriza não só a culinária, mas também a importância de fornecer a seus clientes um atendimento de qualidade, aliado a informações sobre a cultura japonesa. Enquanto o chef prepara os pratos, ele pode compartilhar com os clientes sua sabedoria sobre a culinária, forma de preparo e curiosidades. Além disso, em alguns pacotes, os convidados são servidos numa louça exclusiva, criada especialmente para o Kaza Sushi pela artista plástica Eliana Tsuru

Imagens de notícias

Categorias:
Tags:

Compartilhar