Secretaria das Cidades reúne cicloativistas e orienta sobre Leis de Trânsito e os direitos e deveres

Publicado por: Editor Feed News
04/02/2014 14:43:37
Exibições: 1,802



As leis do Código de Trânsito e os direitos e deveres dos ciclistas nas ruas do Recife foram os temas abordados pela Secretaria das Cidades (SECID), durante uma reunião realizada com grupos de cicloatisvistas e órgãos de trânsito. O encontro que aconteceu no dia 03 de fevereiro, no Auditório Padre Lebret, na sede do órgão, contou com presença do secretario das Cidades, Danilo Cabral, que fez a abertura do evento, além da presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CCETRAN-PE), Simiramis Queiroz, o consultor de Mobilidade Urbana, André Pasqualine e a diretora de desenvolvimento Pessoal da Urbana/PE, Maria Amélia Bezerra.

Para o secretário Danilo Cabral a reunião é mais uma sequência ao conjunto de ações do Governo que visam estruturar e induzir alternativas ao usuário de bikes tanto para o lazer como para o transporte. “Desde o final de 2011 estamos trabalhando um conjunto de ideias para poder oferecer ao ciclista condições melhores de mobilidade, como vias públicas segregadas, segurança, campanhas de conscientização, bicicletários entre outras”, ressaltou Danilo.

Ainda segundo o secretário essas ações precisam ser trabalhadas pelos dois lados. “É necessário entender que para conviver em segurança precisamos saber os nossos direitos e, principalmente, os nossos deveres, e com isso termos uma convivência pacifica e de respeito lado a lado”, finalizou o secretário.

Já para o ciclista Arthur Novelino, do grupo K7 Bike Clube, o encontro foi muito proveitoso e precisa ser repetido várias vezes. “Gostei muito, pois pudemos esclarecer e relembrar as regras do Código de Trânsito, além de dividir as experiências não só com ciclistas como alguns motoristas de ônibus que também participaram do evento e que já mostraram mudanças no comportamento diante de ciclistas”, ressaltou ele.

A reunião integra o ciclo de cursos que a Secretaria das Cidades está realizando em parceria com a Urbana PE e o Itaú com o intuito de capacitar os seis mil motoristas de ônibus para conviver em harmonia com os ciclistas.

Os órgãos de trânsito convidados são: BPTRAN / Grande Recife / CETRAN / DER / BTRV / Município do Cabo, Jaboatão, Paulista, Recife, Olinda, Igarassu e Abreu e Lima. Urbana-PE - Maria Amélia.

Grupos de ciclismo que participarão: APS/ Bonde da Caxangá / K7 Bike / Pedal 100 / Despoluir / Corujaqueira / Bicicletada

 

Fonte: SECOM PE

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados